Dissertação

Normas e modelos vigentes para Apresentação de Dissertação

Normas gerais de Teses e Dissertações

Check List Teses e Dissertações

Modelo Página de Assinatura

Modelo Resumo e Abstract

Formato da Dissertação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação informa que as mudanças no formato da entrega da dissertação já está disponível no NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS atualizada conforme NBR 14724/2011 e NBR 6023/2018 e consiste na inserção da palavra Assentimento na página de assinaturas.

É obrigatório que todos os pós-graduandos agradeçam  na sua dissertação à CAPES, ao Programa de Pós-graduação em Agroecologia, e a sua agência de fomento caso tenha algum tipo de ajuda financeira, como ao CNPq, FAPEMIG, etc, utilizando este padrão de mensagem:

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.”

OU

“This Study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001″.

Da Dissertação

Documentos que deverão ser preenchidos e entregues na secretaria do Programa com no mínimo de quinze dias antes da data marcada para defesa.

Informações para defesa de Dissertação.

Informação para o SUCUPIRA.

Declaração banco de dados

Além dos documentos listados acima, o(a) pós-graduando(a) deverá entregar o Relatório de Similaridade gerado no Turnitin pelo(a) orientador(a), uma cópia em pdf do resumo e do abstract e o comprovante de submissão em um artigo.

Similaridade

Normas da Similaridade

Modelo de Relatório de Avaliação de Similaridade

Modelo de e-mail a ser encaminhado à banca e à Comissão Coordenadora

Informação da PPG sobre o registro da banca no AcademicoPG

A PPG, visando minimizar os erros apresentados nos diplomas da pós-graduação, em relação aos dados pessoais de seus estudantes, definiu junto ao Registro Escolar e a DTI, a implementação de uma rotina que antecipa a elaboração das bancas de defesa de dissertação ou tese.
O(a) pós-graduando(a) antes de iniciar a elaboração de sua banca, deverá conferir seus “dados pessoais” no AcademicoPG.
Após a confirmação de seus “dados pessoais”, o(a) pós-graduando(a) inicia a elaboração da banca, submetendo o título em português, inglês (obrigatório) e se possível em espanhol. Data da defesa. 
Adicionar de 03 (três) a 05 (cinco) membros titulares da banca, sendo um externo ao PPGAGC e 02 (dois) membros suplentes, sendo também um externo.
Caso um dos membros escolhido não esteja cadastrado no sistema, favor enviar um e-mail à secretaria, com os dados (nome completo, CPF, e-mail, titulação, Instituição em que trabalha, link do currículo Lattes) do mesmo, solicitando a sua inclusão.
Após a defesa
O(a) Orientador(a) deverá informar à secretaria o título (em português e em inglês) definitivo. Bem como se a dissertação será sigilosa ou não. Para que a secretária preencha afins e envie para devidas assinaturas.
Caso a banca seja on-line, o(a) Orientador(a) assinará pelos membros que não se encontrarem na Instituição, após o recebimento do e-mail aprovando a sua assinatura.
Entrega da Dissertação
 
Desde 16/11/2023, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação não faz conferência de formatação e dos dados acadêmicos das dissertações e teses a serem entregues.É de inteira responsabilidade do(a) pós-graduando(a) e do(a) seu/sua orientador(a) zelar pela versão final deste trabalho.
Para o cumprimento das exigências e obtenção do título/diploma:
– A entrega da verão impressa do material continua sendo realizada presencialmente na PPG, pelo(a) pós-graduando(a) ou represeentante, sem necessidade de procuração.
Devem se atentar para os seguintes itens:
  1. A ficha catalográfica, item obrigatório, deverá ser solicitada com antecedência, mínima de 07 (sete) dias úteis, no site da Biblioteca central e quando aprovada pela BBT, deverá ser inserida entre a página de rosto e a página de assinaturas, será a segunda página do arquivo pdf. Na versão impressa, a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da página de rosto (primeira página).
  2. A página de assinaturas original é obrigatória e deve estar assinada pelo(a) mestrando(a) e o(a) orientador(a), de próprio punho, à caneta, OU assinaturas pelo GOV.BR.
  3. Atentar ao checklist e modelos anexos acima, em normas e modelos vigentes para apresentação de dissertação. Maiores orientações sobre formação da dissertação podem ser observadas no Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, disponível na página eletrônica da Biblioteca Central da UFV.
  4. Em caso de multa, apresentar o comprovante de pagamento da GRU (o cálculo da GRU para pagamento continuam sendo feito pela PPG, mediante solicitação presencial ou por e-mail: teses.ppg@ufv.br), antes da entrega. Ressaltamos que em caso de incidência de multa, a entrega da dissertação se dará apenas mediante pagamento do valor total. Trazer a GRU e comprovante impressos.
  5. É de responsabilidade explícita do(a) pós-graduando(a) a versão digital em pdf, idêntica à versão impressa, para a Biblioteca Central, através do e-mail acervodigital@ufv.br, com cópia para o e-mail da secretaria do PPGAGC, pos.agroecologia@ufv.br, antes da versão impressa entrega na PPG.

 

 

 

Endereço

Programa de Pós-Graduação em Agroecologia

Edifício Sylvio S. Brandão – 2º andar – Campus Universitário

CEP: 36570-900 – Viçosa – MG

Email: pos.agroecologia@ufv.br

Tel: (31) 3612-4448

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