Infra-estrutura

Todos os orientadores do Programa possuem em seu gabinete microcomputador ligado à rede Internet, 24 horas por dia, para uso pessoal e de orientados.

A estrutura do PPGAgroecologia-UFV está associada aos Departamentos de Fitotecnia, Nutrição e Saúde, Solos e Zootecnia que apóiam o Programa desde sua criação. A seguir são descritas as estruturas de pesquisa disponibilizadas ao PPGAgroecologia-UFV:

LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO NO PRÉDIO CCB II

1 – Laboratório de Nutrição Experimental

2 – Laboratório de Vigilâncias em Saúde e Epidemiologia Nutricional

3 – Laboratório de Avaliação Nutricional

4 – Laboratório de Bioquímica Nutricional

5-Laboratório de Análises de Vitaminas

 

O Departamento de Nutrição e Saúde conta ainda com mais oito laboratórios equipados que, conforme a sua especificidade, permitem realizar análises específicas de nutrientes, desenvolver estudos relacionados com a alimentação humana, realizar análise sensorial de alimentos/preparações, estudar o metabolismo energéticos de pessoas, entre outros.

 

LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

1 – Laboratório de Animais

2- Laboratório de Bioclimatologia Animal

3- Laboratório de Forragicultura

4- Laboratório de Nutrição Animal

Além destes, o Departamento de Zootecnia utiliza vários setores de campo em Viçosa e em duas outras fazendas da UFV: uma de 400 ha, localizada em Brasilândia-MG, em convênio com a CODEVASF, destinada para o desenvolvimento de pesquisa e extensão para o Nordeste Mineiro, possuindo um rebanho elite da raça Nelore; e outra de 100 ha, em Capinópolis-MG, onde são conduzidas pesquisas para o Triângulo Mineiro.

.

 

LABORATÓRIOS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA

1- Laboratório de Rotina de Sementes

2- Laboratório de Nutrição Mineral

3- Laboratório de Pós-Colheita

4- Laboratório de Agroecologia

 

No Departamento de Fitotecnia existem duas áreas de pesquisa específicas para a Agroecologia, localizadas no campus de UFV e em áreas de pesquisa separadas nos setores da Horta de Pesquisa e Pomar de Pesquisa.

O Departamento conta, ainda, com: 4 câmaras frias, 3 câmaras secas, 6 casas-de-vegetação, 72 ha de área de campo de experimentação no município de Viçosa, 70 ha no município de Araponga-MG, 60 ha no município de Barbacena-MG, 30 ha no município de Coimbra-MG, 95 ha no município de Visconde do Rio Branco-MG, aproximadamente 40 ha na Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro, em Capinópolis-MG, e, aproximadamente, 80 ha na Central de Desenvolvimento Agrário de Florestal, em Florestal-MG, todos de propriedade da UFV, abrangendo, portanto, diversas regiões do Estado de Minas Gerais.
LABORATÓRIOS DEPARTAMENTO DE SOLOS

1- Laboratório de Análise de Planta

2- Laboratório de Análise Química de Solo para Avaliação da Fertilidade

3- Laboratório de Espectrometria Molecular e Atômica

4- Laboratório de Fertilidade de Solo

5- Laboratório de Física do solo

6- Laboratório de Geoprocessamento

7- Laboratório de Matéria Orgânica e Agroecologia

8- Laboratório de Núcleo de Estudos de Planejamento de Uso da Terra – NEPUT

 

Recursos de Informática Departamentos de Solos e Fitotecnia disponibilizados ao CPGAgroecologia-UFV

O Departamento de Solos (DPS) coloca à disposição do Programa recursos de informática, que incluem a rede local conectada à Internet por meio de fibra ótica. Os principais equipamentos disponíveis são: 60 microcomputadores, 4 impressoras matriciais, 17 impressoras jato de tinta sendo uma para A2, 6 impressoras laser, 1 plotter HP A0, 4 mesas digitalizadoras A0, 3 scanners A4, 1 scanner para slides, 2 câmeras fotográficas digitais, além de dois datashows para apresentação de seminários.O DPS ainda oferta uma sala de computação para os estudantes, com conexão à rede local do DPS e Internet, por meio de fibra ótica. Em acréscimo aos equipamentos listados, essa sala conta com 6 computadores, 1 scanner A4 e 2 impressoras, sendo uma laser e uma jato de tinta. Destaca-se ainda o Laboratório de Geoprocessamento que possui 8 microcomputadores.

O Departamento de Fitotecnia coloca à disposição o laboratório de informática, que inclue a rede local conectada à Internet por meio de fibra ótica. Os principais equipamentos disponíveis são: 40 microcomputadores, 2 impressoras matriciais, 1 câmera fotográfica digital, além de 1 datashow para apresentação de seminários.

 

Avanços na Infraestrutura do curso entre abril e dezembro de 2011

Nos poucos meses de existência o PPGAgroecologia-UFV obteve as seguintes melhorias em sua infraestrutura:

1-       Obtenção de sala exclusiva para alocação da secretaria do programa, contando com 2 computadores, aparelho de telefone e FAX, mesas, armários e fotocopiadora.

2-       Aquisição de espectrômetro de absorção atômica para o Laboratório de Agroecologia do Departamento de Fitotecnia

3-       Criação do Laboratório de Matéria Orgânica e Agroecologia no Departamento de Solos.

4-       Sala de informática para estudantes do Curso no Departamento de Nutrição

 

  • Conheça o Campus UFV – Viçosa

    O campus Viçosa da UFV conta com boa infraestrutura para atender a visitantes, funcionários ou moradores dos alojamentos, oferecendo serviços indispensáveis ao dia-a-dia de todos. Dentre eles, estão: Divisão de Saúde (serviço de saúde ambulatorial e consultas); hotel, agências bancárias (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú) e dos Correios; rede wireless de internet disponível na área central do campus; supermercado; farmácia; lanchonetes e restaurantes; papelarias e copiadoras.

MAPA DA UFV

Conheça a UFV por meio do Mapa Tridimensional do Campus

Programa de Pós-Graduação em Agroecologia

Edifício Sylvio S. Brandão - Sala 130 - Campus Universitário

CEP: 36570-000 - Viçosa - MG

Email: pos.agroecologia@ufv.br
Tel: (31) 3899-1347 - Fax: (31) 3899-1347

Saiba mais sobre a UFV

Estude na UFV Comunidade A UFV Administração Ensino Pesquisa Extensão Campi Mídias Endereços da UFV