Histórico

Desde 1987, o enfoque científico e metodológico das ações de extensão e pesquisa em Agroecologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem sido objeto de estudo de vários profissionais de diversos departamentos dessa instituição, em associação com outros órgãos públicos de pesquisa e assistência técnica como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e a Empresa de Assistência Técnica e Produção Rural (Emater).

O desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis com bases agroecológicas têm sido foco central de ações e de parcerias entre grupos de pesquisa da UFV e seus colaboradores. Nestes agroecossistemas procura-se potencializar o uso da biodiversidade, a soberania e a segurança alimentar e nutricional, a saúde e o bem-estar das famílias dos agricultores, a produção para o autoconsumo e a preservação dos recursos ambientais, tais como solo e água. As experiências desenvolvidas proporcionam resultados significativos, sobretudo em relação ao uso sustentável dos recursos produtivos agrícolas, gerando visibilidade e estimulando outras iniciativas semelhantes na região.

Esses elementos embasaram a proposta de criação de um programa interdepartamental de Pós-graduação em Agroecologia na UFV, em nível de Mestrado Acadêmico, agregando disciplinas já oferecidas para outros programas de pós-graduação, competências e corpo  docente dos departamentos de Agronomia (antigo departamento de Fitotecnia), Nutrição e Saúde, Solos e Zootecnia, valorizando a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade como elementos propulsores da ciência moderna. Em agosto de 2011, iniciou-se na UFV o Programa de Pós-graduação em Agroecologia que, desde então, mantém o conceito 4 nas avaliações conduzidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O envolvimento desses quatro departamentos da UFV resultou no acolhimento Agroecologia, que até então era vista como unicamente pertencente ao campo de competência das agrárias, pelo Centro de Ciências Agrárias e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A interação das Ciências Agrárias com as Ciências Biológicas e da Saúde foi vista como uma parceria inédita que trouxe para a UFV a aproximação, ampliação e troca de conhecimento, desde a graduação até a pós-graduação, visto a necessidade de ampliação do domínio de conhecimento da cadeia de produção bem como sua interrelação com a segurança alimentar e nutricional e a soberania alimentar.

Tanto nos cursos de graduação da área das Ciências Agrárias quanto nos das Ciências Biológicas e da Saúde, discute-se a segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar, a produção convencional ou não bem como o uso dos agrotóxicos e sua relação com a saúde. Pode-se dizer que, com o oferecimento do Programa de Pós-graduação em Agroecologia, os mestres em Agroecologia saem com visão mais integrada e multiprofissional, assim como o aluno da graduação recebe conhecimento mais crítico baseado nessa mescla de conhecimentos e visões profissionais.

Atualmente, além de permanecer as parcerias com a Epamig e a Emater, o programa conta com vários convênios como, por exemplo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, bem como cooperações junto a entidades da sociedade civil (ONG, sindicatos, organizações de agricultores) da região de Viçosa e Zona da Mata como: o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA; bem como vínculos internacionais como por exemplo: a Universidade de Lúrio, Moçambique; a Universidad Autónoma Chapingo, México; a Wageningen University and Research,  Holanda, dentre outras que a UFV mantém convênio.

A equipe de orientadores é principalmente dos departamentos de Agronomia, Nutrição e Saúde, Solos, Zootecnia, Medicina Veterinária e Educação. Sempre que necessário para orientação e coorientação dos pós-graduandos do programa, buscam-se colaborações de docentes e técnicos de outros departamentos da UFV (tanto do campus sede como dos outros dois campi​), e de outras instituições de ensino superior e de pesquisa, do Brasil e do exterior.

A Pós-graduação em Agroecologia iniciou suas atividades em Agosto de 2011 e, desde então, mantém o conceito 4 nas avaliações conduzidas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).


Endereço

Programa de Pós-Graduação em Agroecologia

Edifício Sylvio S. Brandão – 2º andar – Campus Universitário

CEP: 36570-900 – Viçosa – MG

Email: pos.agroecologia@ufv.br

Tel: (31) 3612-4448

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados